LIVROS

 

Sobre-posições: ensaios sobre a insinuação pictórica

Marcos N. Beccari

Como a realidade habita o que vemos? E como o que vemos habita a realidade? Esses dois questionamentos concatenados são o fio condutor do jogo entre textos e imagens que dá vida a este livro. Os textos são ensaios reflexivos sobre nossos modos de ver, sobre representação, realismo e pintura. As imagens são aquarelas que lidam principalmente com as complexidades figurativas do corpo humano e da água. Entre os dois, não há relação de subordinação nem de esclarecimento, mas, como diz o título, de sobre-posições. Trata-se de um acúmulo de posições, de pontos de vista (tanto no sentido literal quanto no figurativo), que levam a ideias renovadas sobre a contemplação, a ação e a reflexão pictóricas.

BECCARI, M. N. Sobre-posições: ensaios sobre a insinuação pictórica. Rio de Janeiro: Áspide, 2019.

 

.

As bestas dentro de nós

Daniel B. Portugal

É comum darmos sentido ao que somos e ao que acontece conosco concebendo instâncias problemáticas, corrompidas ou más agindo dentro de nós — o ego, a carne, a depressão etc. Evocamos tais instâncias para explicar nossos sofrimentos, fracassos e angústias; e as imaginamos como bestas que nos ameaçam em nossa própria interioridade.
Este livro traça um panorama genealógico dessas bestas, mostrando como elas transitam das produções teóricas ao senso comum, e passam a pautar nosso entendimento do que somos e do que é bom — ou mau — para nós.

PORTUGAL, D. B. As bestas dentro de nós. Rio de Janeiro: Áspide, 2019.

comprar   l   acessar prévia

.

 

Antirrealismo: uma breve história das aparências

Marcos N. Beccari

Delineia-se neste ensaio um breve panorama histórico em torno da noção de realismo nas artes visuais para definir, ao final, o que seria o antirrealismo. O argumento perpassa, em sobrevoo, diferentes períodos e contextos: da mímese grega à arte romana, da assimilação renascentista à releitura barroca, da derrocada clássica ao realismo moderno, da abstração das vanguardas ao pós-realismo. Defende-se, por fim, que o antirrealismo não é o inverso do realismo. É antes uma “nova roupa do rei” que, no entanto, permanece realista.

BECCARI, M. N. Antirrealismo: uma breve história das aparências. Curitiba: Kindle Direct Publishing, 2019, 60 p.

Acessar pdf | Kindle e-book

.

 

Articulações simbólicas

Marcos N. Beccari

Tudo se reduz a pó, mas o pó é também um tipo de véu que a tudo envolve. Design é tudo isso. De um lado, estamos esteticamente inseridos no mundo, isto é, desde sempre enredados em mediações, ficções e convenções. De outro, o mundo é aparência de mundo, uma imagem casual não interpretável, mas que pode ser significada e interpretada ao ser articulada com outras imagens, algum véu a mediar os sentidos, alguma forma a ser ritualizada. A um só tempo, somos seres forjados para e pelo design.

BECCARI, M. N. Articulações Simbólicas: uma nova filosofia do design. Teresópolis: 2ab, 2016, 256 p.

Comprar | BookTrailer | Resenha (por Louis L. de Oliveira)

.

.

Existe design?

Ivan Mizanzuk, Daniel B. Portugal e Marcos Beccari

Três vozes, quatro perguntas: doze ensaios que propõem horizontes de respostas. É através deste formato que os autores deste livro nos convidam a refletir filosoficamente sobre o Design. Em meio aos ensaios, a um só tempo densos e saborosos, vemos surgir três perspectivas complementares do Design. São diferentes formas de encarar sua existência, suas diversas utilidades e inutilidades, suas dimensões morais e estéticas, seus percursos históricos e teóricos, suas características e potências específicas. Um livro para designers intelectualmente inquietos e para amantes do pensamento interessados em Design.

MIZANZUK, I.; PORTUGAL, D. B.; BECCARI, M. N. Existe design? Indagações filosóficas em três vozes. Teresópolis: 2ab, 2013, 128 p.

Acessar pdf (cortesia da editora 2ab)